Grupo Uni.co, holding de varejo controlada pela Squadra Investimentos e que é composto atualmente pelas marcas Imaginarium, Ludi e MinD, firma contrato vinculante para a aquisição de 100% das ações da Puket, rede de moda íntima com mais de 160 lojas no Brasil e 12 lojas internacionais. A transação já teve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Por meio da aquisição, o Grupo Uni.co – antigo Grupo Imaginarium – persegue o fortalecimento como plataforma única de varejo especializado e projeta faturamento da rede de lojas de R$ 260 milhões para 2017. Nos últimos cinco anos, o grupo registrou abertura líquida de 103 lojas da Imaginarium e o seu faturamento da rede de lojas mais do que dobrou neste período. A sinergia com o modelo de negócios do Grupo, a afinidade entre as marcas Puket e Imaginarium e a complementaridade entre produtos, público e sazonalidade foram fatores relevantes para a decisão. Com a aquisição da Puket, o grupo espera dobrar de tamanho para 2018.

Atualmente, a Imaginarium é a maior marca dentro do Grupo Uni.co e possui 235 operações em todo o país, entre lojas e quiosques. A Ludi, marca que traz diversas opções de presentes, possui 2,4 mil clientes multimarcas, além de loja virtual. Já a MinD, voltada para o mercado de decoração e design, ingressou em 2016 após a aquisição de uma participação dos sócios fundadores; atualmente conta com 5 lojas, sendo 3 próprias e 2 franqueadas. Com a compra anunciada, o Grupo fica com quatro marcas e pretende reforçar a individualidade de cada uma.

“Acreditamos em uma arquitetura de marcas eficiente, onde cada uma cumpre seu papel. Antes de sermos uma plataforma de marcas, somos uma plataforma de pessoas que, por meio do compartilhamento de valores, experiências e das suas ações, constroem marcas fortes e amadas, que engajam o público interno e externo. Seguimos investindo para crescer e a Puket passa a fazer parte deste universo”, afirma Newton Ribeiro, diretor geral do Grupo.

Os irmãos Adolfo e Claudio Bobrow, fundadores da Puket, continuarão como consultores da empresa. A Puket foi fundada em 1988 e tem faturamento da rede de lojas estimado em R$ 220 milhões para este ano. Imaginarium e Puket já são sócias desde 2012, juntamente com a Balone, na Love Brands, projeto desenvolvido pelas três marcas para viabilizar o crescimento em cidades do interior, com menos de 200 mil habitantes, e que hoje conta com mais de 50 lojas no Brasil.

(Por Index Assessoria) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM