Boa parte dos varejistas já adotaram os marketplaces para fazer suas vendas online e aposta que essa modalidade de vendas deve contribuir para o crescimento das receitas nos próximos 12 meses. Essas são duas das conclusões da pesquisa “Vender em Marketplaces: Diagnósticos e Tendências no Brasil 2017”, realizada pelo Olist – comunidade online que já conecta milhares de vendedores a grandes varejistas – entre julho e agosto de 2017. O levantamento contou com a participação de 576 lojistas de todo o País.

De todos os respondentes, mais da metade, 53,6 %, afirmaram que já vendem produtos nos marketplaces, sendo que para 24,4% deles, este é a única forma de vendas. Além disso, uma grande parcela dos entrevistados, cerca de 89,3%, acredita que suas vendas aumentarão nos próximos 12 meses com ajuda dos marketplaces.

Entre os respondentes que não vendem seus produtos nestes espaços (46,4% do total), 51,6% alegaram ainda não o fazer apenas por desconhecimento do conceito e 50,4% pretende começar a vender dentro dos marketplaces nos próximos seis meses.

O perfil dos vendedores revelado pelo estudo mostra uma grande presença de empreendedores jovens no varejo. A maior parte dos empresários, cerca de 43,1%, são homens e mulheres entre 18 e 35 anos. Já aqueles com mais de 45 anos são 28,8% dos respondentes e, os que estão entre os 36 e 45 anos, 28,1%.

“Por outro lado, a pesquisa mostrou que ainda há uma boa parte dos varejistas que desconhece como funciona o conceito, que chegou com mais força ao Brasil nos últimos dois anos. Informar os vendedores a respeito dos benefícios e as formas de vender nos marketplaces continuará sendo fundamental para que a adoção desta modalidade atinja todo seu potencial”, completa Tiago Dalvi, CEO do Olist.

(Por Decision&Report) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM