A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou nesta segunda-feira que recebeu 238 propostas para hospedar sua nova sede central, na qual prevê investir US$ 5 bilhões e criar até 50.000 empregos.

A empresa, que tem seu quartel-general em Seattle, nos Estados Unidos, pretende anunciar onde instalará esta segunda sede ao longo de 2018.

Entre as candidatas a hospedá-la figuram grandes cidades como Nova York, Los Angeles e Toronto, mas também localidades menores ao redor de América do Norte.

Além de numerosos lugares dos Estados Unidos, também apresentaram candidaturas várias cidades do Canadá e do México.

Muitas delas ofereceram ajudas e isenções fiscais com o objetivo de atrair a Amazon, que promete que sua nova sede terá a mesma importância que a atual de Seattle.

Ainda que por enquanto não haja uma favorita clara, os especialistas apontam a costa leste dos Estados Unidos como o lugar mais provável, o que dá força às candidaturas de cidades como Nova York, Atlanta e Pittsburg.

Outros, no entanto, consideram factível que a sede seja instalada em outras áreas do país e não descartam cidades como Austin (Texas), onde tem sua central a Whole Foods, filial da Amazon.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM