A fabricante norte-americana de condimentos McCormick venceu uma disputa para comprar a unidade da empresa alimentícia Reckitt Benckiser na América do Norte, por 4,2 bilhões de dólares, para adicionar temperos e molhos extras.
Em abril, a Reckitt disse que estava revisando opções para a unidade, que inclui mostarda francesa e o molho RedHot da Frank, para cortar sua dívida após a compra de 16,6 bilhões de dólares da fabricante de produtos para bebês Mead Johson.
A venda, anunciada na terça-feira, reduzirá a relação dívida líquida/Ebitida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Reckitt de 4,1 para 3,3 vezes.
Isso permitirá que a empresa se concentre mais na saúde do consumidor e marcas domésticas como os preservativos Durex e os remédios Mucinex.
O preço de 4,2 bilhões de dólares representa um múltiplo de 19,6 vezes o Ebitda.
Segundo os analistas da Bernstein, isso é muito maior do que a média de logo prazo de grandes negócios no setor, de 16,2 vezes o lucro. Também é superior ao recorde de 18 vezes que a Reckitt pagou pela Mead Johnson.
As agências de classificação S&P e Moody´s advertiram que a aquisição poderia levar a baixas na classificação de crédito da fabricante de condimentos.
A expectativa é que as vendas líquidas combinadas pro-forma em 2017 sejam de cerca de 5 bilhões de dólares, disse a McCormick. As ações da Reckitt subiram 1,6 por cento.
(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM