As vendas reais do setor supermercadista subiram 1,06% em maio, em relação a igual mês de 2016, segundo o Índice Nacional de Vendas calculado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Na comparação com o mês de abril, houve recuo de 6,96%, considerada a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE. No acumulado de janeiro a maio, é registrada alta de 0,61% sobre um ano antes.

Em valores nominais, as vendas do setor em maio apresentaram alta de 4,72% sobre igual mês de 2016, mas recuaram 6,67% na comparação com abril. Nos cinco primeiros meses do ano, o crescimento foi de 5,15%.

João Sanzovo Neto, presidente da Abras, em nota, afirma que “nos últimos dois meses o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) registrou aumento nos postos de trabalho, e a inflação também tem se mantido em baixos patamares, fatores que influenciam diretamente no resultado acumulado das vendas do setor”. No entanto, o momento é de cautela devido às reviravoltas do cenário político, segundo ele.

Em maio, o Abrasmercado, cesta com 35 produtos de largo consumo, registrou queda de 0,54%, passando de R$ 470,16 para R$ 467,62. No acumulado do ano, a cesta tem recuo de 3,21%.

As maiores quedas de preço em maio foram registradas em produtos como tomate, farinha de mandioca, queijo muçarela e açúcar. Já as maiores altas correspondem aos itens cebola, batata, sabão em pó e creme dental.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM