São Paulo – A empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, aceitou o convite da presidente Dilma Roussef para comandar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A posse de Luiza deve ocorrer até o fim do mês de setembro. As informações são do jornal Valor Econômico desta quarta-feira.

A criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa é uma promessa da campanha de Dilma. Quatro meses e meio depois de enviado ao Congresso, o projeto começou a avançar ontem na Câmara. Segundo fontes do Planalto, Luiza Trajano aceitou o convite e pediu tempo para preparar a transição para o setor público e a sucessão no comando da Magazine Luiza.

A secretaria das PMEs será o 39º ministério do governo, e arredonda o número de mulheres em ministérios para 30%.

Para que Luiza tome posse, no entanto, o ministério ainda precisa do aval do governo. Com o pedido de urgência na última sexta-feira, a Câmara tem 45 dias para votar a proposta. Em seguida, o Senado tem mais 45 dias para referendar a decisão.

De acordo com o projeto de lei de criação do novo ministério, a “Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República coordenará com as entidades representativas das microempresas e empresas de pequeno porte a implementação dos fóruns regionais nas unidades da federação”. A previsão de gastos com a nova pasta é de R$ 6,5 milhões em 2011.

Atualmente, a maior parte das funções do Ministério da Micro e Pequena Empresa pertence à pasta do Desenvolvimento Econômico e Social. Esse ministério é comandado por Fernando Pimentel (PT), um dos ministros mais próximos de Dilma.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/impresso/politica/100/474063/luiza-trajano-aceita-convite-para-ministerio