A empresa britânica de bens de consumo RB (Reckitt Benckiser) – dona de marcas como Veja, SBP e Vanish – anunciou nesta sexta-feira (10/2) a compra da fabricante de produtos de nutrição infantil Mead Johnson, fabricante do suplemento lácteo Sustagen e das marcas Enfamil e Nutramigen, por US$ 16,6 bilhões. Incluindo dívidas, o valor alcança US$ 17,9 bilhões.
A RB pagará US$ 90 por ação da Mead Johnson, um prêmio de 29% em relação ao preço de fechamento em 1º de fevereiro, antes de terem início os rumores sobre a negociação.
“Como parte da Reckitt Benckiser, um negócio maior focado em saúde, reconhecido por sua capacidade de vendas, teremos benefícios como aumento da escala e da diversificação”, disse Kasper Jakobsen, presidente-executivo da Mead Johnson.
“A Mead Johnson fortalece significativamente nossa presença geográfica em mercados em desenvolvimento, que respondem por cerca de 40% das vendas combinadas do grupo”, disse Rakesh Kapoor, presidente da RB. A companhia ganhará relevância principalmente na China. A RB estima uma economia anual de 200 milhões de libras esterlinas com a aquisição ao fim do terceiro ano de integração.
A Mead Johnson, terceira maior no mercado global de nutrição infantil, avaliado em US$ 46 bilhões anuais, deve ter desempenho na faixa mais alta do crescimento de 3% a 5%, anual, previsto para a categoria no médio a longo prazo, segundo a RB.
A Mead Johnson desenvolve, fabrica e distribui mais de 70 produtos em 50 mercados. A transação foi aprovada com unanimidade por seu conselho de administração. A Mead Johnson será uma nova divisão da RB.
O negócio está sujeito a aprovação dos acionistas das duas empresas e a avais regulatórios. A transação deverá ser concluída no terceiro trimestre deste ano.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM