Carrefour e Casino devem publicar, nos próximos dias, as vendas no quarto trimestre de 2016 e analistas estrangeiros esperam mudanças no cenário de competição das empresas, com forte influência no Brasil neste cenário. Em relatório a clientes publicado nesta semana, o Deutsche Bank prevê uma desaceleração na expansão do Carrefour na América Latina, e isso deve refletir o aumento de competição, especialmente com Casino no Brasil – além de uma queda da inflação (que naturalmente reduz taxa de expansão em vendas).

O banco projeta que as vendas totais do Carrefour na América Latina cresçam 13,5% de outubro a dezembro, versus 16,9% no trimestre anterior. Pelo critério “mesmas lojas” (pontos com mais de um ano em operação), a expansão prevista é de 10,5%, versus 14,2% de julho a setembro.

O Barclays também menciona essas questões da concorrência em seu relatório. O banco espera para o Casino uma alta de vendas “mesmas lojas” na América Latina em 7,5% no quarto trimestre, um pouco acima do estimado pelo Deutsche, que prevê 7%. “Ainda que esta performance confirme a estratégia comercial mais agressiva (do Casino) no Brasil ganhando tração, isto tem que ser visto num contexto de inflação ainda alta no País e ainda está aquém do que prevemos para desempenho de Carrefour (alta de 11% no quarto trimestre)”, informou o Barclays nesta quarta-feira (11/1). O Casino divulga as vendas de outubro a dezembro em 17 de janeiro. O Carrefour, no dia 19.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM