Uma pesquisa realizada pela FecomercioSP em parceria com a Ebit mostra que, após registrar alta no segundo trimestre de 2016, o comércio eletrônico voltou a apresentar queda no faturamento real (já descontada a inflação) no terceiro trimestre do ano passado. No período, o setor faturou R$ 3,4 bilhões, queda de 6,6% ante o mesmo período de 2015. Já no acumulado do ano até setembro, o faturamento registrou queda de 4,4% e em 12 meses retração de 4,6%, o pior resultado da série histórica. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit traça as comparações entre o faturamento mensal do e-commerce e das lojas físicas no Estado, segmentado em 16 regiões.

Participação nas Vendas do Varejo Ficou em 2,4%
A participação do e-commerce nas vendas do varejo paulista no terceiro trimestre ficou em 2,4%, leve queda de 0,2 p.p. na comparação com o mesmo período de 2015. Com relação ao número de pedidos, o montante subiu 1,4%, passando de 9,076 milhões para 9,201 milhões. O valor médio por pedido registrou queda de 7,9% no terceiro trimestre de 2016, passando de R$ 404,41 no mesmo período de 2015 para R$ 372,63. Para a Assessoria Econômica da FecomercioSP, a desaceleração das vendas do varejo vem sendo sentida tanto no varejo físico como no varejo eletrônico e isso é reflexo da inflação elevada, dos juros altos, da escassez de crédito e do aumento do desemprego.

Comércio Eletrônico de São Paulo Teve Alta de 17,9%
Na contramão do baixo desempenho estadual, o comércio eletrônico na cidade de São Paulo fechou o terceiro trimestre de 2016 com faturamento real de R$ 1,6 bilhão, alta de 17,9% se comparado com o mesmo período de 2015. Em relação ao número de pedidos na Capital, foram registrados mais de 4,5 milhões, com tíquete médio de R$ 353,01. De acordo com a FecomercioSP, a Capital foi a região com a maior participação do comércio eletrônico no faturamento do varejo estadual, 3,6%, seguida pelo Litoral com 2,3% e Araraquara, 2,3%.

(Por Giro News) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM