Um recente estudo sobre o índice de perdas do varejo em 2015, divulgado ela Associação Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), registrou uma média de 1,4% de perda, considerando todos os segmentos, com destaque para o setor supermercadista que apresentou um total de 2,26% em perdas, seguido por construção (1,19%), magazines (1,16%), moda (15) e perfumaria (0,96%). Entre os fatores que provocam essas perdas, segundo o estudo, a principal causa são as quebras operacionais (36,9%) – impulsionadas principalmente pelo vencimento de produtos (37,3%) – seguido por furtos externos (22,5%) e internos (14,2%).

Supermercados
Liderando entre todos os segmentos, o índice de 2,26% de perdas nos supermercados é dividido entre perdas não identificadas (1,23%) e quebras (1,03%). Na divisão por quebras, o vencimento também é o principal causador de perdas (39,6%), seguido pelo armazenamento inadequado (19,7%). De acordo com a SBVC, foram considerados na pesquisa todos os formatos do setor (lojas de vizinhança, supermercados, hipermercados e atacados), com uma amostra de 1355 lojas e 34 centros de distribuição.

(Por Giro News) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM