A gigante do varejo Magazine Luiza inovou na maneira de fazer publicidade local de suas lojas físicas. A empresa criou uma página no Facebook para cada filial, para os gerentes divulgarem posts patrocinados na timeline das pessoas da vizinhança. O projeto, no entanto, encontrou um obstáculo: como distribuir verba para os lojistas impulsionarem essas postagens na rede social? A dificuldade foi superada com uma parceria entre o Magazine Luiza e a PayPaxx, empresa especializada em soluções pré-pagas para o meio corporativo, pertencente ao grupo controlador da Vale Presente. Agora, os 786 gerentes de loja receberam um cartão de crédito pré-pago da PayPaxx e podem administrar suas verbas de marketing na rede social.
Segundo a executiva responsável pela empresa de pré-pagos, Giselle Leite, a solução envolve uma plataforma de gestão que controla as operações dos cartões online e em tempo real. “Nosso foco é utilizar a tecnologia para facilitar todo o processo de pagamentos dos nossos clientes e com isso trazer novas possibilidades para os seus negócios. No caso do Magazine, por exemplo, que precisava inserir créditos em mais de 700 cartões ao mesmo tempo, com valores distintos entre si, é possível identificar o quanto a plataforma é adaptável a necessidade de cada negócio”, explica. Giselle diz ainda que com a plataforma é possível remanejar os créditos dos cartões de forma online, mesmo os já inseridos, caso uma loja demonstre mais resultados do que outra, e precise de mais verba.
O movimento faz parte da estratégia de digitalização das lojas do Magazine Luiza, em que as ações de marketing nas redes sociais são personalizadas conforme a unidade e o local em que está instalada. Os gerentes e vendedores criam conteúdo próprio de divulgação dos produtos, compartilham nas mídias sociais, patrocinam e segmentam os posts para os usuários do bairro do estabelecimento, por exemplo. Com isso, atingem os consumidores de maneira mais assertiva, alcançando o público-alvo que de fato frequenta o comércio na região.
O gerente da filial que fica na Marginal Tietê, em São Paulo, Saulo Passos, conta que os cartões da PayPaxx descomplicaram a criação das ações de divulgação. “Agora eu posso administrar os créditos inseridos no cartão e impulsionar as postagens no Facebook com maior facilidade”, afirma Saulo.
Com a parceria, segundo Ilca Sierra, Diretora de Marketing Multicanal do Magazine, as lojas ganham ainda mais independência e agilidade para divulgar suas promoções. “Sem burocracia, conseguimos agilizar o processo de colocar as postagens das lojas na rede social e não perdemos, por exemplo, oportunidades pontuais de divulgação e vendas.”
Sobre a PayPaxx – Criada em dezembro de 2015, a companhia é especializada em soluções para pagamentos pré-pagos corporativos. Com projetos inteiramente customizados para a necessidade do cliente, oferece cartões e um portal online que agiliza os processos da folha de pagamento, gestão de despesas empresariais e recebíveis em cartões pré-pagos. As soluções criadas pela PayPaxx têm como foco facilitar o dia-a-dia dos cliente e usuários dos cartões.
(Por Grupo CDI) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM