Segundo pesquisa feita pelo Opinion Box em parceria com o Mobile Time, 61,8% dos brasileiros realizaram compras em aplicativos nos últimos seis meses. O estudo ouviu 1.920 internautas  que possuem smartphones. Para 62,2% deles, o principal motivo para a opção é a comodidade oferecida, 17% optaram pela rapidez e 14,7% pela praticidade. As promoções e descontos foram apontados somente por 4,7% como estímulo às compras via mobile.

A pesquisa também mediu a frequência com que os consumidores realizam compras através de apps ou sites em seus smartphones. Os dados mostram que 3,1% compram diariamente; 9,6% pelo menos uma vez por semana; 45,7% pelo menos uma vez por mês; e 41,6% raramente.

O que e onde compram

Entre as categorias de produtos mais compradas pelos consumidores móveis brasileiros, figuram: roupas (44,4%), eletroeletrônicos (38,7%), livros (32,2%), eletrodomésticos (25,9%), acessórios de moda (25,6%), cosméticos ou itens de higiene pessoal (24,1%), refeições (20,7%), utensílios domésticos (16,9%), brinquedos (15,9%) e CDs ou DVDs (15,6%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM