Ao todo, 31,9 milhões de domicílios brasileiros consumiram marcas próprias no ano passado. Desse total, 500 mil são novos lares, na comparação com o ano anterior, conforme aponta estudo da Kantar Worldpanel. Em pontos percentuais, houve uma alta de 0,8 em penetração. Na média, 3,4 unidades de produtos de marca própria foram compradas a cada visita ao ponto de venda. A frequência de compra foi de 5,6 vezes no ano e o tíquete médio chegou a R$ 7,81.
Ainda muito focadas em básicos, as marcas próprias têm como produtos mais vendidos os detergentes em pó, sabão em pedra, desinfetante, batata congelada e catchup. Segundo o levantamento da Kantar, a classe C puxou o aumento no número de consumidores dessas marcas em 2015, mas também foram adquiridas em lares das classes A e B, por famílias pequenas e sem crianças.
Além da queda da renda, o que também estimulou o avanço das marcas próprias é a maior qualidade de seus produtos. Para 86% dos shoppers entrevistados, elas são boa ou muito boa. Em 2013, essa percentual era de 74%. O preço também se destaca na opinião do público. Em 2015, 77% consideraram o valor dos produtos bom ou muito bom. Dois anos antes, os percentual de satisfeitos nesse quesito estava em 68%.
Os dados dos estudo revelam ainda que os consumidores de marcas próprias utilizam mais os tabloides e folhetos dos supermercados que a média. Além disso, esses consumidores já são capazes de reconhecer os produtos de marca própria mesmo sem o nome da loja que os comercializa.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM