Este ano, o Dia das Mães deve ter uma movimentação de R$ 2,2 bilhões no comércio eletrônico, segundo estimativas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse valor representa um crescimento de 8% em relação ao movimentado na mesma data do ano passado.
A comemoração, que será no dia 8 de maio, é considerada a segunda data mais importante para o varejo e a associação calcula que o tíquete médio deve totalizar R$ 256. A quantia é um pouco menos que a gasta no mesmo período de 2015, quando o tíquete médio registrado foi de R$ 320.
Mesmo ainda registrando crescimento, a evolução será menor do que o observado nos anos anteriores, aponta a entidade. Em 2015, por exemplo, o crescimento auferido foi de 26%, enquanto que em 2014 houve evolução de 23%.
Segundo o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, essa desaceleração se deve pelo cenário macroeconômico desfavorável, além das incertezas dos consumidores sobre o nível da renda e sobre o emprego. “A quantidade das famílias endividadas e a desconfiança sobre a economia acabam afetando o setor”, afirma Salvador.
As categorias de produtos que se destacam na data são moda, cosméticos, eletrodomésticos, flores, casa e decoração.
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM