O Dia das Mães é considerada a segunda data comemorativa mais importante para o varejo, mas não deve ajudar o setor a sair dos números ruins – pelo menos não em São Paulo. Segundo balanço divulgado hoje (25) pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), as vendas do varejo paulista para a data devem registrar queda de 6%, em relação ao mesmo mês de 2015.
Segundo os economistas da Federação, a lógica do recuo é a mesma que tem feito o setor nao reagir: uma soma de cenário desfavorável ao consumo, resultado de taxas de juros elevada, desemprego, queda da rendam, pouca disposição para endividamento e aumento de restrições na oferta de crédito por parte dos bancos e financeiras.
Os itens mais desejados para a data devem ser aqueles que perderão mais espaço para a data: vestuário e calçados. Em maio, esses itens costumam responder por 10% das receitas do setor no ano.
Neste ano, porém, as lojas desse segmento devem apresentarm recuo no faturamento em torno de 17% no mês, em comparação com o mesmo período de 2015.
(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM