Em 2015, quando os indicadores econômicos já não escondiam a realidade da crise que afetaria todos os bolsos, identificamos, por meio de pesquisa, que 60% dos brasileiros já estavam mudando radicalmente seus hábitos de compra. A partir da análise de alguns comportamentos é possível apontar três estratégias que podem ajudar o varejo a fidelizar o shopper atual.

Estratégia 1: “cuidar do bolso”

  • O que constatamos: a observação dos hábitos de compra de bens de consumo em supermercados nos revelou um shopper muito mais envolvido com a compra. Ele está mais criterioso na busca pelas melhores opções, com 67% dos entrevistados sinalizando aumento no hábito de comparar preços nos tablóides dos mercados.
  • Nossa Dica: aproveitar o espaço dos tablóides para anunciar produtos e marcas que o shopper tem clara referência do preço. Em geral, os consumidores lembram dos preços das principais marcas para os produtos que não faltam em suas cestas de compras. Desta forma, o varejo apresenta mais um instrumento para criar e solidificar a imagem de preço competitivo.

Estratégia 2: “fazer uma compra inteligente”

  • O que constatamos: 83% dos consumidores estão buscando marcas mais baratas, principalmente em produtos de limpeza. Neste segmento, 78% consideram comprar itens de marcas próprias, e 63% têm a percepção de que a qualidade destes produtos está próxima das marcas líderes.
  • Nossa Dica: A propensão à compra de marcas próprias na categoria limpeza não significa abrir mão da qualidade. O consumidor quer produtos com bom desempenho e está disposto a substituir as marcas líderes em seu carrinho de compras.

Estratégia 3: “encontrar prazer em tempos difíceis“

  • O que constatamos: outro comportamento percebido foi a redução das refeições fora de casa, principalmente aos finais de semana. No total, 64% dos entrevistados substituíram esta opção de lazer por almoços e jantares mais elaborados em casa, recebendo amigos e familiares.
  • Nossa Dica: Auxiliar os consumidores a solidificar este novo hábito como algo extremamente prazeroso. O sortimento e comunicação no PDV podem direcionar a compra do shopper para itens que compõem receitas culinárias diferenciadas.

A crise econômica acarreta dificuldades tanto para o varejo quanto para o consumidor. Apesar deste fato, o cenário apresenta oportunidades somente visíveis para aqueles que realmente conhecem seus clientes e estão atentos ao comportamento dos indivíduos no PDV. Além de saber profundamente quem é o seu shopper, o momento demanda muita criatividade e inventividade das redes varejistas para que possam reter e fidelizar os consumidores.

(Por Valéria Rodrigues presidente da Officina Sophia Retail)