As compras online de produtos para o lar são impulsionadas principalmente pela praticidade. Pesquisa global da Nielsen indica que, para 53% dos consumidores, economia de tempo é o mais importante ao optar por esse canal. O estudo foi realizado 24 países e contou com a participação de 13 mil consumidores.
Ainda de acordo com o levantamento, 44% afirmam que a compra eletrônica desses itens se encaixa mais na rotina do que ir às lojas físicas. Além disso, 38% dizem que, dessa maneira, evitam carregar produtos pesados.
“Consumidores ocupados querem reduzir o tempo gasto nas tarefas domésticas e fazer compras para o domicílio não é exceção”, afirma Patrick Dodd, presidente da Vertical Global para Varejistas da Nielsen, responsável pelo levantamento. Segundo ele, o canal oferece muitas vantagens. “Os consumidores podem fazer compras a qualquer hora e praticamente de qualquer lugar e receber os produtos no local de sua preferência durante um intervalo de tempo predefinido. É importante observar, entretanto, que a definição que os compradores têm de praticidade varia”.
Entre as iniciativas do varejo, estão o serviço de drive-thru com pontos de retirada espaçosos. Eles permitem que os consumidores retirem as compras encomendadas previamente, sem precisar sair de seus automóveis. Outros têm optado pelo click-and-collect, que entrega as compras através de guarda-volumes com temperatura controlada, disponíveis para retirada em locais designados, tais como estações de trem e aeroportos.
O estudo aponta ainda que a praticidade não está relacionada apenas com a entrega. Ela deve ser associada ao tempo que os clientes levam para localizar os produtos no site, o processo de pedido do início ao fim, entre outros.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM