A operação de atacarejo, com a rede Assaí, se tornará o maior negócio alimentar do GPA neste ano. Vai ultrapassar os hipermercados, representados pela marca Extra, até então os mais importantes para o segmento de alimentos. É possível que inversão aconteça ainda no primeiro semestre deste ano.
Dados publicados ontem pela companhia reforçam as diferenças de desempenho entre o atacarejo e os hipermercados. As vendas do Extra encolhem desde o terceiro trimestre de 2014 e o atacado cresce acima de 20% ao ano.
A rede Assaí fechou 2015 comreceita líquida de R$ 10,45 bilhões, alta de 25,5%. O Ebitda subiu 40%. Já as vendas dos hipermercados Extra caíram 3,9%, para R$ 12,4 bilhões. Considerando a média de crescimento anual da bandeira, o Assaí pode superar os R$ 13 bilhões em vendas líquidas em 2016. E não há previsão do mercado para crescimento dos hipermercados neste ano.
O Assaí representava 11% da receita do grupo no fim de 2013 e pulou para quase 16% em 2015. O Extra caiu de 22% para 17,4%, em parte, reflexo de um modelo que sofre rejeição pelo cliente e está em reestruturação no mundo.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM