É recorrente o descontentamento de fontes do mercado com o produto final de suas entrevistas. Infelizmente, os veículos que ainda tratam a economia apenas na visão macro, com superficialidade, seguem apostando no “quanto pior, melhor”. Tentam implantar um clima de melancolia geral, sem uma análise aprofundada por canal de distribuição ou por segmentos econômicos, que jamais devem ser encarados da mesma maneira, como fazem com os índices gerais da macroeconomia, sobretudo em períodos mais delicados. Existe uma crise e alguns setores tem sofrido com isso? Óbvio que sim. Mas tudo anda mal? Claro que não.

Diariamente no Portal Giro News acompanhamos notícias de empresas que seguem seus investimentos e planos de expansão. E, mais do que isso, empresas e setores que estão em franco crescimento. Evidente que também esbarramos em notícias negativas. Jamais vamos ignorar um fato, mas entendemos que um veículo especializado em trade tem um papel muito mais de fomentar o setor, destacando as oportunidades, e não alimentando o negativismo, que é excelente apenas para os veículos macroeconômicos que querem angariar audiência a qualquer custo.

Apenas para citar alguns exemplos, que venho destacando em palestras, enquanto eles destacam a queda do varejo alimentar, nós mostramos a expansão do cash & carry e varejo de vizinhança; enquanto eles falam da queda no setor da construção, nós mostramos os home centers em franco crescimento; enquanto destacam a desaceleração no crescimento, nós destacamos em matérias, reportagens e entrevistas as empresas que estão investindo, inovando e crescendo. Há muito crescimento!

Não esqueça que a crise também traz oportunidades. E, principalmente, que ela é passageira e, historicamente, os períodos de crescimento são infinitamente maiores do que os de retração. Preparar sua empresa e seus negócios durante essa ?entressafra econômica? é um dos segredos. É justamente na crise que as empresas revisam suas operações e sedimentam uma base consistente para a retomada do crescimento econômico. E a informação confiável é tudo nesse processo!

(Por Luis Henrique Moreira) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM