Grande parte dos consumidores brasileiros não troca de local de compras mesmo que esteja pagando um preço mais caro pelos produtos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). De acordo com o levantamento realizado em dezembro do ano passado, apenas 24% dos consumidores trocam de supermercado por causa do preço.
Além disso, a grande maioria (51,1%) não pesquisa preço antes de comprar. A pesquisa indica ainda que, ao comprar, quatro em dez não tentam conseguir algum desconto. Além disso, apenas 20,4% costumam guardar dinheiro para comprar os produtos à vista.
“Isso reforça a ideia de comodismo. O consumidor está acostumado com aquele local e não troca, mesmo que isso signifique pagar mais”, avalia José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.
“Hoje há várias formas de pesquisar preço, a própria internet ajuda. As vendas estão ruins, o que abre espaço para barganhar desconto. E mesmo assim ele não pechincha”, afirma.
A pesquisa mostra ainda que 45,8% dos consumidores não controlam o orçamento. A maior dificuldade, para 37,9% dos entrevistados, é a falta de hábito. Além disso, o fato de não verem qualquer vantagem em anotar os gastos é motivo de desistência para 18,5% dos consumidores avaliados pela pesquisa.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM