As grandes farmácias conseguiram crescer no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). Em 2015, as vendas foram 12% maiores, índice maior que os 7% registrados em 2014.

Ao todo, as 28 maiores redes de farmácias do País conseguiram movimentar R$ 35,94 bilhões em 2015. No último mês do ano, em relação ao mesmo mês de 2014, o aumento foi de 13,10%.

“As redes garantem a oferta permanente de medicamentos ao consumidor por meio de uma boa administração de estoques. A constante inauguração de novas lojas também colabora para os indicadores expressivos”, analisou, em nota, o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Para ele, o duplo dígito de crescimento é reflexo do modelo de expansão baseado no mercado internacional e a eficiente gestão das redes.

Os não medicamentos, mais uma vez, foram os grandes impulsionadores no ano passado. No ano passado, eles movimentaram um total de R$ 12,07 bilhões, uma alta de 13,72%. A comercialização de medicamentos atingiu R$ 23,86 bilhões, alta de 7,41% sobre o mesmo período de 2014.

Os genéricos também registraram incremento, somando R$ 3,71 bilhões em 2015. O montante é 11,52% superior ao do mesmo aos doze meses de 2014. Ao todo, foram vendidas mais de 271,5 milhões de unidades desta categoria.

Entre janeiro e dezembro de 2015, foram realizados mais de 833,3 milhões de atendimentos nas grandes redes. Ainda neste período, foram vendidas mais de 2,12 bilhões de unidades de medicamentos e não medicamentos. Já o número de lojas cresceu 7,07%, passando de 5.570 para 5.964 operações entre 2014 e 2015.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM