Uma pesquisa realizada pela Netpoints com 12 redes supermercadistas aponta uma sensível mudança no impacto de compras dos consumidores. A análise mostrou que os clientes passaram a optar por produtos mais baratos. Na troca de itens, as carnes suínas e frios embalados tiveram maior aumento de consumo em 2015.

Leite e demais bebidas, assim como a categoria de produtos de utilidade para o lar, foram as que mais perderam participação nos supermercados pesquisados.

Das 39 categorias analisadas nos supermercados, que representam 85% do faturamento dos estabelecimentos, 18 apresentam queda. Apenas 4 grupos não tiveram alteração no período: café, bomboniere, tabaco e requeijão/manteiga.

Entre as categorias que tiveram aumento de frequência e ticket médio estão: carnes suínas, raízes e tubérculos, papel descartável, condimentos, caldos, limpeza e pratos prontos.

A pesquisa verificou um aumento de consumo de 50% na categoria carnes suínas e 36% na categoria de frios. Refrigerantes (-9%), demais bebidas como cervejas (-13%), sucos, isotônicos e chás (-10%) perderam participação nas compras dos clientes.

As categorias hortifrúti/verduras e raízes/tubérculos tiveram aumento de participação de 15% e 14% respectivamente, enquanto os legumes tiveram redução de 5%. Além disso, a venda de pães industrializados cresceu 7%, enquanto a panificação própria do supermercado teve queda de 6%.

“Vemos o cliente fazendo opções na mesma categoria por produtos mais baratos e escolhas que indicam que está optando por comer cada vez mais em casa. O crescimento de categorias como frios e pães industrializados demonstra uma substituição do jantar por um lanche, mais em conta, por exemplo”, afirma Carlos Formigari, presidente da Netpoints.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM