“É claro que estamos num cenário econômico desafiador, mas para 2016 vamos continuar os investimentos na mesma linha deste ano, portanto temos muito trabalho pela frente”, afirmou Charles Desmartis, CEO do Carrefour no Brasil, durante almoço com jornalistas ontem (26/11), em São Paulo. Segundo o executivo, para o ano que vem, já estão programadas aberturas de 10 a 12 lojas do Atacadão, mais lojas revitalizadas sob o conceito Nova Geração e mais ainda unidades do modelo Express, que ele não revela o número. Ou como prefere brincar, é um número X.

Além do investimento nas lojas físicas, o CEO revela que o e-commerce do Carrefour no Brasil, que foi interrompido em 2012, será relançado no segundo ou terceiro trimestre do próximo ano. “Nada deu errado com o nosso e-commerce. Apenas queremos lançar com sucesso e achamos que vale a pena acertamos na área de logística, de organização e de sistemas”, diz Desmartis.

Se para 2016 as notícias são promissoras para a varejista francesa no Brasil, neste ano que se encerra, Desmartis e sua equipe já estouraram a champanhe para comemorar os resultados.

A operação no Brasil abriu neste ano 33 lojas, sendo: 17 no formato Express, 12 lojas Atacadão, um hipermercado e três operações de atacado de entrega do Atacadão. Houve ainda a conversão de 24 lojas para o conceito “Nova Geração”, entre elas 20 hipermercados e 4 supermercados Carrefour Bairro. Na conta geral, hoje o Grupo Carrefour conta com 505 pontos de vendas (103 hipermercados, 41 Carrefour Bairro, 21 Carrefour Express, 122 lojas de Atacadão, 22 atacados de entrega, 1 Supeco, 72 postos de combustível e 123 drogarias).

Durante a apresentação, Desmartis reforçou os números do balanço publicado em outubro. A empresa cresceu 12,2% em vendas totais e 7,4% pelo conceito mesmas lojas, que consideram os pontos abertos há mais de um ano, no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2014. E também que o Brasil é a segunda operação do Carrefour no mundo, ficando apenas atrás da França.

Confira os trechos da conversa com o CEO da varejista que faturou R$ 38 bilhões em 2014, a primeira no Brasil, segundo o Ranking SM, publicado em abril deste ano.

Atacadão

“Na semana que vem vamos realizar a última abertura do ano, que será em Boa Vista (RR). Com essa loja teremos presença em todos os Estados do Brasil, incluindo o DF. O Atacadão continua num forte crescimento, particularmente no Norte e Nordeste. Atacadão continua no modelo do atacarejo, que dominamos e entendemos melhor do que ninguém.”

Carrefour Express

“No ano passado, no mês de agosto, abrimos o primeiro Carrefour Express, no bairro do Tatuapé (SP) e acertamos no modelo desde o início. Todas as lojas abertas, em termos de vendas estão bem acima das projeções. Também evoluímos no modelo. Por exemplo, comparando desde a primeira loja até agora temos o feedback dos clientes. Para melhor atendê-los, ampliamos o sortimento, colocamos mais itens de FLV, mais produtos de mercearia, e vamos incluir padarias e cortes de carne. Abrimos as primeiras lojas com 2.300 itens e as mais recentes têm 3400. O atendimento personalizado que recria o ambiente de mercearia de bairro do passado faz muito sucesso. Para 2016 e 2017, a expansão será forte em São Paulo para nos tornarmos um jogador de grande importância neste formato.”

Nova Geração

“O conceito Nova Geração está em evolução perfeita desde a primeira loja renovada em 2013. Modernizamos a comunicação visual, diminuímos a decoração das lojas para abrir mais espaço e força para os produtos. No fim deste ano, teremos 40 unidades (20 de 2014) e temos a previsão de mais 20 lojas revitalizadas para o ano que vem. Com isso teremos 60 lojas Nova Geração full. E ao mesmo tempo estamos pensando em tocar a Nova Geração light, que são aquelas lojas cujas atividades não agüentam uma renovação e um investimento na linha de uma full Nova Geração. A resposta dos nossos clientes tem sido positiva para Nova Geração. Em uma pesquisa de satisfação com os consumidores, a modernidade é o principal diferencial na opinião deles. Redução de espera nas filas também é um item apontado.”

Comércio eletrônico

“Vamos relançar nosso e-commerce no segundo ou terceiro trimestre de 2016. Nada deu errado, apenas queremos lançar com sucesso e achamos que vale a pena acertamos o modelo logístico, de controle, a área de sistemas. Tivermos uma experiência com e-commerce em 2012, que foi interrompida. Também não acreditamos que haverá canibalização e vamos começar a vender eletrônicos. Assim que tivermos condições, vamos operar com  mercearia e perecíveis no e-commerce.”

Abilio Diniz

“Frequentemente realizamos reuniões para discutir o varejo com os diretores da Península. É um grupo muito bom e sempre que possível, o Abilio participa.”

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM