A fabricante de doces Hsu Fu Chi é avaliada em US$ 2,6 bilhões

A suíça Nestlé, maior companhia de alimentos do mundo, vem negociando a compra da fabricante de doces Hsu Fu Chi International, num acordo que seria uma das maiores aquisições de empresa chinesa.
As discussões entre as duas se encontram num estágio inicial e ainda enfrenta obstáculos, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

A fonte acrescentou que, para que a Hsu Fu Chi chegue a um acordo, ainda serão necessárias algumas semanas. A chinesa é avaliada em US$ 2,6 bilhões.
Em comunicado para a bolsa de Cingapura, a Hsu Fu Chi informou que não tem certeza de que um acordo será concretizado. Acrescentou que informará sobre a evolução das discussões.

Na segunda-feira, a Nestlé afirmou que as discussões com a companhia chinesa estavam apenas no começo.
“A Nestlé confirma que está engajada em discussões confidenciais e preliminares com a Hsu Fu Chi”, declarou a porta-voz Nina Backes.

Os comentários da companhia foram feitos depois que o jornal The Wall Street Journal, citando uma fonte com conhecimento do assunto, reportou que a Nestlé estava em conversações para comprar a Hsu Fu Chi.
A Hsu Fu Chi, baseada em Dongguan, na Província de Guangdong, foi fundada pela família Hsu, de Taiwan, que ainda detém uma participação importante na empresa.

Parceria. Uma porta-voz da Hsu Fu Chi, Christine Sun, afirmou que a empresa negocia com empresas dos Estados Unidos, Europa e Japão, para formar uma parceria que a ajudaria a expandir seus negócios na China.
“Não nego que estamos discutindo com a Nestlé, porque já existem rumores. Mas não vamos revelar os nomes das outras companhias”, disse Christine.
“Por enquanto, não temos uma acordo concreto com ninguém. É muito cedo para discutir a forma da cooperação”, completou a porta-voz.

Obstáculos. Se for em frente, o negócio deve exigir aprovação das autoridades chineses, já que quase todas as operações da empresa estão no país. Há dois anos, os reguladores chineses bloquearam a proposta da Coca-Cola de US$ 2,4 bilhões para comprar a fabricante chinesa de sucos Huiyuan, sob o argumento que a competição no mercado de bebidas será prejudicada.

Christine Sun sugeriu que a Hsy Fu Chi está a procura de um parceiro, no lugar de alguém que compre toda a companhia. Apesar disso, ela não descartou a possibilidade de venda.

Veículo: O Estado de S.Paulo