Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple é a marca mais valiosa do mundo. O cálculo é da Interbrand, que lançou essa semana o seu estudo Best Global Brands.

Valendo 170,3 bilhões de dólares, a Apple aumentou o seu valor de marca em 43%.

O top três se manteve igual ao ano passado: Apple, Google e Coca-Cola.

O setor de tecnologia e automotivos dominam o topo da lista, mas aparecem marcas da indústria alimentícia, como Coca-Cola e McDonald’s.

Para fazer o ranking, o estudo se baseou em três fatores que afetam o valor de marca: a performance financeira dos produtos e serviços da marca; o papel da marca na decisão de compra do consumidor; e a força que a marca tem para garantir um preço premium ou garantir ganhos futuros para a empresa.

Estreias

Cinco marcas apareceram no top 100 pela primeira vez: Lego, PayPal, MINI, Moët & Chandon e Lenovo.

A Lenovo é a segunda marca chinesa a aparecer no ranking. A primeira foi a Huawei.

Brasil

O Brasil não conta com nenhuma marca no top 100 global, justamente por ainda não ter nenhuma marca de presença global – apesar de muitas já terem um grande valor financeiro.

 

1. Apple

Valor de marca: US$ 170,276 bi

Valorização (2014-2015): +43%

2. Google

Valor de marca: US$ 120,314 bi

Valorização (2014-2015): +12%

3. Coca-Cola

Valor de marca: US$ 78,423 bi

Valorização (2014-2015): -4%

4. Microsoft

Valor de marca: US$ 67,670 bi

Valorização (2014-2015): +11%

5. IBM

Valor de marca: US$ 65,095 bi

Valorização (2014-2015): -10%

6. Toyota

Valor de marca: US$ 49,048 bi

Valorização (2014-2015): +16%

7. Samsung

Valor de marca: US$ 45,297 bi

Valorização (2014-2015): 0%

8. GE

Valor de marca: US$ 42,267 bi

Valorização (2014-2015): -7%

9. McDonald’s

Valor de marca: US$ 39,809 bi

Valorização (2014-2015): -6%

10. Amazon

Valor de marca: US$ 37,948 bi

Valorização (2014-2015): +29%

11. BMW

Valor de marca: US$ 37,212 bi

Valorização (2014-2015): +9%

12. Mercedes-Benz

Valor de marca: US$ 36,711 bi

Valorização (2014-2015): +7%

13. Disney

Valor de marca: US$ 36,514 bi

Valorização (2014-2015): +13%

14. Intel

Valor de marca: US$ 35,415 bi

Valorização (2014-2015): +4%

15. Cisco

Valor de marca: US$ 29,854 bi

Valorização (2014-2015): -3%

16. Oracle

Valor de marca: US$ 27,283 bi

Valorização (2014-2015): +5%

17. Nike

Valor de marca: US$ 23,070 bi

Valorização (2014-2015): +16%

18. HP

Valor de marca: US$ 23,056 bi

Valorização (2014-2015): -3%

19. Honda

Valor de marca: US$ 22,975 bi

Valorização (2014-2015): +6%

20. Louis Vuitton

Valor de marca: US$ 22,250 bi

Valorização (2014-2015): -1%

 

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM