A ruptura nos supermercados aumentou cerca de 29% em julho em comparação com o mês anterior. Os dados são de uma pesquisa realizada pela NeoGrid. O indicador, que registrou 9,76% em junho, chegou a 12,59%.
A análise da NeoGrid mostra que a principal causa para a falta de produtos nas prateleiras está relacionada à falha logística (58,51%). Ou seja, os produtos não estavam disponíveis na gôndola dos supermercados ou porque o varejo não colocou o pedido para o fornecedor ou por falha na entrega
Segundo avaliação de Robson Munhoz, diretor de relacionamento do varejo e indústria da NeoGrid, a alteração na ruptura pode ser relacionada a fatores como a insegurança dos varejistas com a instabilidade econômica do País. “Com receio de uma possível retração nas vendas, o varejo passou a se preocupar ainda mais com os excessos de estoque e a diminuir os pedidos para a indústria. Um dos reflexos desse comportamento é a falta de produtos nas prateleiras”, afirma.
Em 40,81% dos casos, as falhas foram referentes à execução de loja, com dois fatores em destaque: gôndola desabastecida (quando o produto estava disponível no estoque da loja, mas a prateleira não foi reabastecida) e estoque virtual (o número de produtos no sistema de informações da loja é diferente da quantidade que, fisicamente, está disponível para venda ao consumidor).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM