O Facebook está tornando mais fácil a vida de seus usuários por permitir compras diretamente da rede social. Dessa forma, a empresa quer um motivo a mais para que você permaneça online no site. Para isso, a companhia fechou uma parceria com o serviço de e-commerce Shopify que permitirá aos comerciantes utilizarem os serviços da empresa para venderem produtos diretamente de uma seção dentro de suas páginas na rede social.

Tal funcionalidade já estava sendo adotada aos poucos pelo Facebook como uma alternativa de venda mobile para as empresas. “Nosso objetivo é tornar mais fácil vender produtos onde estão os clientes”, disse o diretor de produto do Shopify, Satish Kanwar. “E isso está acontecendo cada vez mais no celular”.

Em um evento na semana passada, em sua sede no Vale do Silício, a empresa de Mark Zuckerberg destacou seu sucesso em ajudar 45 milhões de empresas a lançarem mostras digitais em suas páginas no Facebook. Com cerca de 175 mil comerciantes, o Shopify está ajudando o Facebook a tornar as vendas na rede social mais fáceis para que as empresas tornem suas páginas em verdadeiras lojas virtuais. Assim, se um usuário clica em um produto, as lojas podem direcionar os compradores para seus sites ou deixá-los realizarem o check-out diretamente no Facebook.

O processamento do pagamento e acompanhamento de transações serão tratados pelo Shopify, enquanto o Facebook disponibilizará a plataforma para inserir os produtos dentro das páginas. O recurso será disponibilizado para todos os comerciantes do Shopify no site.

A parceria com o Shopify é apenas uma das maneiras do Facebook se transformar em uma espécie de shopping digital. As empresas estão testando botões “comprar” há algum tempo e a rede já afirmou que está testando outras maneiras para que os consumidores comprem produtos diretamente das páginas que curtiu.

É claro que o Shopify não é a única plataforma de e-commerce tentando facilitar a vida de quem quer comprar diretamente do smartphone, assim como o Facebook não é a única rede social que está trabalhando na inserção de métodos de compra em seu site. A startup Stripe já afirmou que qualquer um poderá realizar transações digitais diretamente do Twitter utilizando a sua nova API. Assim, qualquer comerciante poderá vender seu produto diretamente da rede de microblogs. O Pinterest, por sua vez, lançou o botão comprar para permitir que seus usuários realizem transações no site.

Os gigantes das mídias sociais estão disputando usuários para mantê-los em seus mundos, mesmo que isso envolva realizar parcerias com outras empresas para melhorar a experiência de uso. Para o Facebook, oferecer aos seus usuários a possibilidade de realizar compras diretamente do site é apenas mais uma estratégia para manter as pessoas mais tempo “em seu domínio”.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Facebook