As vendas on-line tiveram em agosto um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, o melhor índice já registrado em 2015, segundo o SpendingPulse, relatório mensal de varejo da MasterCard. O resultado contrasta fortemente com a queda de 4,7% das vendas totais do varejo (exceto automóveis e materiais de construção) no mês, mostrando que o e-commerce vem ganhando relevância nas vendas do varejo brasileiro.
“O Dia dos Pais não causou grandes impactos no varejo. Na maior parte dos setores, a tendência continua sendo de redução do desempenho”, afirmou Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da MasterCard Advisors. Segundo o relatório, quatro dos sete setores analisados tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Os setores de vestuários, combustíveis e supermercados derrubaram a média do varejo. Destacam-se as vendas de supermercados, que caíram 5,8% em agosto e 6,3% no ano. “A conjuntura econômica ainda continua trazendo grandes desafios e isso ainda deverá pesar no desempenho dos supermercados nos próximos meses”, afirma Rao.
Enquanto isso, as vendas on-line continuam a ganhar espaço. O crescimento médio do e-commerce nos últimos três meses foi de 14,3%, bem acima dos 9,8% do segundo trimestre do ano. Os setores de móveis, eletrônicos, artigos farmacêuticos e vestuários puxaram a média para cima.
(Por NoVarejo – Escrito por Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, E-Commerce