Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicou que o segmento de farmácias e drogarias foi o único entre 9 segmentos do varejo que ampliou o número de vagas no Estado de São Paulo no acumulado de janeiro a julho deste ano.

Ao todo, o comércio varejista do Estado de São Paulo reduziu em 2,6% o número de postos de trabalho na capital paulista no ano até julho. A queda equivale ao fechamento de 57,2 mil vagas. Em julho, foram fechadas 5.135 vagas. Desde 2007, é a primeira vez que há fechamento de vagas no varejo paulista no período.

Entre os nove segmentos do comércio, a área de varejo de vestuário, tecidos e calçados foi a que mais reduziu postos de trabalho no ano, com uma queda de 8% no total de postos de trabalho, seguida por concessionárias de veículos, com redução de 5% nas vagas de emprego. O segmento de farmácias, drogarias e perfumarias foi o único que apresentou aumento no quadro de funcionários no acumulado de janeiro a julho, de 1,1% no total de vagas, com abertura líquida de 1.763 vagas.

Até julho de 2015, considerando os dados do Ministério do Trabalho e a metodologia da FecomercioSP, o comércio varejista paulista possuía 2,13 milhões de trabalhadores, dos quais 666 mil (31,2% do total) estavam localizad os na capital. Do total, 29,8% estavam empregados na atividade de supermercados, seguida por outras atividades (16,4%) e lojas de vestuários, tecidos e calçados (13,3%).

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM