A inflação elevada e a queda da renda dos brasileiros têm contribuído para elevar a presença de consumidores finais nas lojas de atacarejo. O resultado é o aumento de vendas em redes como Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, e Roldão, mesmo com a queda da demanda de comerciantes, clientes tradicionais do segmento.
Para Belmiro Gomes, presidente do Assaí, a rede já percebeu um crescimento das vendas de produtos como arroz, feijão, açúcar e leite por conta do aumento no número de consumidores, inclusive de classes mais altas, para compras do mês ou para eventos como datas comemorativas.
O Roldão tem registrado a mesma tendência vista no Assaí. De acordo com Alexandre Primo, gerente de marketing da empresa, o faturamento tem subido a taxas de dois dígitos altos até julho. A previsão é manter esse aumento nos últimos trimestres do ano, mesmo com a menor demanda dos comerciantes.
Segundo estimativas de consultorias de mercado, os preços dos atacadões ou atacarejos são, em média, 15% menores na comparação com supermercados e hipermercados tradicionais.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Atacarejos