O valor das vendas do setor de higiene e beleza teve uma alta nominal de 7,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, segundo dados da Nielsen. Os supermercados e hipermercados foram os canais que registraram o maior incremento na comercialização desses itens, com 8,9% nos primeiros seis meses do ano.
No geral, o setor só perdeu para produtos de limpeza, perecíveis e bebidas alcoólicas, que registraram alta de 9,4%, 8,5% e 7,6%, respectivamente.
A alta registrada em higiene e beleza é 1,33 ponto percentual superior ao avanço dos preços no período e um ponto maior do que a média de oito segmentos analisados pela companhia.
“Higiene e beleza já vem se destacando há alguns anos. Quando o consumidor opta por fazer cortes nos gastos, mantém os desse segmento, mesmo que seja com itens mais baratos”, afirma Bruna Fallani, da Nielsen. Para ela, a distribuição dos produtos em vários tipos de estabelecimentos, como mercados, farmácias e perfumarias, também favorece o segmento.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM