Em julho, as vendas do setor supermercadista em valores reais (deflacionadas pelo IPCA/IBGE) apresentaram alta de 4,97% na comparação com o  mês anterior  e  queda de 1,32% em relação ao mesmo mês do ano de 2014, informou nesta manhã a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  

No acumulado do ano, as vendas reais ficaram praticamente estáveis no comparativo anual, com leve queda de 0,2%.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 5,62% em julho em relação ao mês anterior e, quando comparadas a julho de 2014, alta de 8,11%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 8,07% em termos nominais.

Em nota, a entidade informa que o indicador mostra que o ritmo lento da economia brasileira já afeta as vendas do setor supermercadista. “Por enquanto, podemos considerar as vendas praticamente estáveis em relação ao ano passado, mas trabalhamos por melhores resultados”, informa Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da Abras.

Varejistas de alimentos reportaram, nos relatórios do segundo trimestre, desaceleração na demanda, especialmente em hipermercados, e algum crescimento tímido nas vendas em lojas de vizinhança. O desempenho têm sido mais positivo em lojas de atacado, que praticam preços entre 10% a 15% abaixo dos supermercados,  mas  esses resultados não são computados nos relatórios da Abras.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Supermercados, Abras