Nos últimos anos, a internet tem impulsionado revoluções na maneira de fazer negócios no varejo. Atualmente, cada vez mais shoppings investem na integração do meio digital com as lojas físicas, apostando no omnichannel, conceito que oferece ao consumidor o que ele procura nos mais diferentes canais.

Os hábitos de consumo e as relações com as lojas tomaram novas formas. Pesquisa recente da agência GfK, especializada no levantamento de informações referentes a mercados e consumidores, constatou que o número de clientes que pesquisam no online e preferem realizar a compra na loja física, o chamado webrooming, vem crescendo.  Segundo o estudo, na América Latina, os índices de preferência de compra webrooming e showrooming (pesquisa na loja física e compra online) estão bem próximos: 86% e 78%, respectivamente.

Outro dado interessante é a busca do consumidor pela maior convergência dos canais. Para 39% dos entrevistados, ter acesso online a informações sobre o estoque da loja física é fundamental para facilitar a compra. Para 35% dos consumidores, ofertas personalizadas são grandes atrativos para a loja física, que podem ser geradas por meio de informações obtidas pelo histórico do cliente, beacons e QR codes.

Além das lojas, os empreendimentos também têm investido na inserção digital. “O consumidor moderno busca praticidade, mas a experiência de compra na loja física permanece sendo valorizada. Para ser bem sucedido no atual cenário, os shoppings devem oferecer qualidade e conforto tanto no ambiente off-line quanto online. As redes sociais, por exemplo, são excelentes ferramentas de comunicação nesse sentido. Elas permitem que o shopping esteja mais próximo do frequentador, ampliando a divulgação de suas ações e otimizando as interações com o público”, avalia Glauco Humai, presidente da Abrasce.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, Shopping Center, Digital