Números divulgados pela empresa de pesquisas Nielsen mostram que as vendas de produtos de marcas próprias tiveram no primeiro semestre do ano um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2014. A expansão ficou abaixo dos 8,6% do mercado e dos 8,7% de produtos de marca.
Com isso, a participação dos produtos de marca própria na venda de alimentos e itens de higiene e limpeza tem se mantido constante na faixa dos 5% desde 2007, refletindo a desconfiança dos consumidores sobre a qualidade dos produtos oferecidos, apesar do preço até 30% abaixo das marcas líderes. De acordo com a Nielsen, 56% dos brasileiros acreditam que os produtos de marca própria podem ter mais qualidade que os itens do fabricante, índice abaixo dos 62% dos países da América Latina. Além disso, 57% dos brasileiros acham que itens de marca própria são destinados a quem está com o orçamento apertado, acima da média global de 50%.
(Por NoVarejo – Escrito por Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Marcas Próprias