Não precisa entender muito de inovação ou propaganda para saber como é estreita a relação da Dentsu e dos japoneses com a tecnologia.

Quer conhecer o mais novo exemplo? A Ainz & Tulpe, maior empresa de cosméticos do país nipônico, resolveu criar uma experiência interativa inusitada (e poliglota) para clientes que procuram produtos de maquiagem.

Um painel gigante, desenvolvido pela Dentsu Tokyo, conta com mais de 10 rostos de modelos maquiadas (e em movimento) utilizando itens da marca.

O usuário é estimulado a escolher sua maquiagem preferida através de um toque. Neste momento, a tecnologia do painel detecta a provável língua que a pessoa fala através do recurso de reconhecimento facial, e imprime um cupom que vale uma sessão de maquiagem.

A ideia surgiu de um dado que mostra que mais de 10 milhões de estrangeiros visitam Tóquio a cada ano e, que os cosméticos são um dos três itens que os turistas mais compram na cidade para levar para a casa.

Em contrapartida, apenas 3% da população japonesa fala alguma língua estrangeira, o que faz com que pessoas de fora tenham mais dificuldade ao comprar um produto.

A experiência interativa conseguiu facilitar as coisas e, claro, consequentemente aumentar as vendas.

 

Interactive Shop Window "LOOKS" | AINZ&TULPE from puzzle inc. M.Hongyo on Vimeo.

 

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Japão