O comércio varejista brasileiro registrou o pior desempenho dos últimos seis anos nas vendas para o Dia dos Pais. Na semana que antecedeu a data, entre os dias 2 e 8 de agosto, as vendas recuaram 11,21%.
Os dados são calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Segundo o levantamento, em 2014, as vendas haviam registrado queda de 5,09%, mas em anos anteriores, os resultados foram positivos: crescimentos de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010).
De acordo com Honório Pinheiro, presidente da CNDL, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros e da inflação, que corrói o poder de compra do brasileiro, além do aumento do desemprego.
O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
(Por NoVarejo – Escrito por Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM