A varejista francesa Carrefour  informou nesta sexta-feira recuo de 49,4% no lucro do primeiro semestre, para 218 milhões de euros, na comparação com os seis primeiros meses de 2014.

A receita da companhia avançou 5,2% de janeiro a junho, para 37,7 bilhões de euros, na comparação anual.

O Carrefour informou que progrediu nos esforços para retomar rapidamente o crescimento, apesar do declínio acentuado no lucro por dificuldades na operações da França e da China.

“A China tem sido atingida por fortes dificuldades e estamos aproveitando este período difícil para reorganizar o nosso negócio”, disse Georges Plassat, diretor-executivo do Carrefour.

O lucro operacional da varejista, o indicador preferido da empresa, caiu 33% para 745 milhões de euros no primeiro semestre. Analistas esperavam um lucro operacional de 714 milhões de euros.

Brasil

A América Latina (AL) foi o destaque da empresa no primeiro semestre, uma vez que as operações na região registraram um aumento de 20% no lucro operacional na comparação anual, excluindo itens excepcionais, para 296 milhões de euros, impulsionado pelas vendas no Brasil e na Argentina. A receita na AL avançou 12,4% de janeiro a junho, para 7,26 bilhões de euros.

No seu negócio europeu, excluindo a França, o Carrefour disse que registrou uma “melhora acentuada” da rentabilidade.

A empresa afirmou ainda que vai continuar focada na implementação de vários planos de ação, com investimentos previstos entre 2,5 bilhões de euros e 2,6 bilhões de euros neste ano.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM