A Via Varejo, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), decidiu transformar 30 lojas da rede Ponto Frio em pontos da Casas Bahia. O número equivale a 8% da base do Ponto Frio, com cerca de 360 lojas. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta terça-feira, outras conversões para Casas Bahia não estão descartadas. A decisão tem o objetivo de usar melhor as marcas e ajudar a recuperar resultados financeiros. As 30 lojas foram trocadas entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
Atualmente, a rede criada pela família Klein, de 713 lojas, tem pela primeira vez mais que o dobro do total de lojas Casas Bahia em relação a unidades Ponto Frio. Quando se uniu ao GPA, em 2009, o Ponto Frio tinha 455 unidades e a Casas Bahia, cerca de 550.
O presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, nega, no entanto, a possibilidade de o grupo parar de operar a marca Ponto Frio. “Ela tem ‘recall’, tem força, tem público. Não consideramos essa possibilidade”, afirmou.
No ano passado, 44 lojas do Ponto Frio foram fechadas e 27 abertas. Entre as 44 unidades, 36 deixaram de operar devido a um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para aprovar a fusão. Oito pontos do Ponto Frio fecharam as portas no ano passado devido à baixa performance.
Já em relação às Casas Bahia, foram 61 inaugurações em 2014 e seis fechamentos. Em 2015, foram abertas 21 unidades. Não foram abertas lojas Ponto Frio até junho.
Balanço – A Via Varejo teve prejuízo líquido de 13 milhões de reais no segundo trimestre, frente a lucro de 187 milhões de reais no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado na segunda-feira. No acumulado do primeiro semestre, a rede reportou um lucro de 226 milhões de reais, retração de 31,8% ante igual intervalo de 2014.
Ainda no acumulado do primeiro semestre deste ano, as vendas no Ponto Frio caíram 16,3% na comparação com igual período de 2014, chegando a 2,14 bilhões de reais. Nas Casas Bahia, a queda foi de 10,2% para 7,52 bilhões de reais.
(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM