Marcas que comercializam produtos fitness como a Decathlon, Centauro e Netshoes têm apresentado resultados positivos nas vendas deste ano, mesmo com cenário econômico em desaceleração. Entre as estratégias estão o atendimento especializado e produtos de marca própria.

“Não estamos sendo afetados pela crise. Continuamos crescendo no Brasil, principalmente pelo aumento da prática esportiva no País”, explicou diretor da Decathlon no Brasil, Cedric Burel. Este ano as vendas da marca registram um crescimento de 15% em relação a 2014.

A bandeira também investe no atendimento especializado e para isso conta um equipe de vendedores apaixonados e praticantes de algum tipo de esporte. O objetivo é criar uma relação diferenciada com os clientes da rede, comenta Burel.

No mercado brasileiro desde 2001, a francesa Decathlon também aposta em produtos de marca própria para oferecer peças acessíveis, que atualmente somam 20 marcas. “Os artigos são exclusivos e desenvolvidos com o design próprio e buscamos oferecer o melhor custo benefício para os nossos clientes”, ressaltou Burel.

Prática esportiva

Com mais de sete mil artigos para a prática esportiva de 55 modalidades diferentes, a Decathlon opera nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Espirito Santo, com 19 unidades e ainda conta com uma operação on-line que começou em 2012 e atende clientes em todo o País. Entre os produtos de moda fitness mais vendidos para o público feminino estão as legging com valor unitário de R$ 29,99 e regatas básicas por R$ 24,95. Já para o público masculino, os produtos mais comercializados são os shorts no valor de R$ 29,99 e camisetas básicas vendidas por R$ 12,99 a unidade.

Outra companhia que opera no setor e comemora bons resultados é a Centauro, com calçados, acessórios, equipamentos e vestuário para vários tipos de atividades esportivas. “Oferecemos produtos como relógios inteligentes e monitores cardíacos. Além disso, temos roupas que auxiliam na prática esportiva, como as que repelem a chuva e outras que extraem suor e regulam a temperatura corporal”, afirmou o diretor executivo de vendas do Grupo SBF (da qual a marca faz parte), Pedro Zemel.

Sem abrir o tíquete médio, os produtos mais vendidos pela bandeira são os tênis e peças de vestuário. Segundo Zemel, o aumento de práticas de esportes impactou diretamente as vendas da marca. “Esta é uma indústria que cresce muito no Brasil, puxada por eventos, como a Copa do Mundo no ano passado e as Olimpíadas, que teremos no ano que vem.”

Os resultados positivos estão sendo influenciados pelo aumento do número de pessoas que buscam uma vida mais saudável, o crescimento de corridas de rua e a expansão do mercado de academias, disse Zemel.

Crescimento on-line

Quem também afirma investir no atendimento especializado é a loja on-line Netshoes. “Temos uma equipe de consultores esportivos, que atende os clientes via chat, e-mail, fone e redes sociais, para sanar dúvidas e acompanhar o uso mais recomendado dos produtos”, disse o gerente de marketing e comunicação da Netshoes, Bruno Couto. No ano passado, a empresa faturou R$ 1,5 bilhão e pela primeira vez registrou fluxo de caixa operacional positivo de R$ 1,2 bilhão.

A marca também diz que tem apostado em produtos de marca própria, como a Gonew. Entre os produtos mais vendidos de moda fitness estão itens como tênis de R$ 150, mochilas de R$ 99 e calças femininas de R$ 89.

Segundo Couto, a bandeira possui 40 mil produtos distribuídos em mais de 30 categorias esportivas. “Temos artigos para fitness, running, moda casual, skate, bike, futebol, entre muitos outros esportes, e suplementos nutricionais”, acrescentou o gerente de marketing. A Netshoes também está com operações internacionais no México e na Argentina.

(Por O Negócio do varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM