As franquias são uma ótima opção para quem deseja abrir um negócio próprio. Sua estrutura pré-montada e marca já consolidada no mercado facilitam o processo de implementação e o desenvolvimento do ponto comercial. A escolha de um shopping center como local de instalação é uma tendência para o segmento, pois já possui toda a infraestrutura preparada para que o negócio dê certo. O mix de lojas de um centro de compras, composto por diferentes opções de lojas, lazer, entretenimento, gastronomia, conveniência e serviços, facilita a conquista do público e permite um equilíbrio entre a oferta e a procura.
Pesquisa de 2014, realizada entre a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou uma forte presença de franquias nos empreendimentos espalhados por todo o País. Do total de lojas presentes nos shoppings brasileiros, 34,5% pertencem à categoria. O setor que aparece com maior destaque e potencial para investimento em shoppings é o de alimentação, em que 57% dos pontos de venda correspondem a marcas de franquia. Em segundo lugar, está o segmento de brinquedos, com 40,3%; seguido por calçados e acessórios, com 37%, e casa e construção, com 29,6%. Já as franquias de serviços representam 43,5%, o que confirma a vocação do setor de franchising para oferecer comodidade aos frequentadores, enquanto fazem suas compras ou se divertem dentro dos malls.
As regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste apresentam os maiores índices de franquias em shoppings com, respectivamente, 38%, 36% e 34% de representatividade, mas continuam permitindo a geração de negócios dentro dos centros de compras. No Nordeste, onde 30% das lojas em shoppings correspondem ao modelo, a quantidade de malls e a renda da população vêm aumentando, oferecendo boas oportunidades para o negócio.
Cidades de interior, com menos de 500 mil habitantes, oferecem também grande potencial para abertura deste tipo de negócio. O Censo Abrasce 2014-2015 apontou que, pela primeira vez, o número de shoppings fora das capitais é maior do que nos grandes centros, correspondendo a 51% do total de malls, e a expectativa é de que ainda ocorram muitas inaugurações nestas localidades. Até 2015, está prevista a abertura de 25 shoppings, 16 deles em cidades que não são capitais. Ainda este ano, 11 cidades deverão receber seu primeiro shopping, todas elas de pequeno porte. Muitos municípios possuem um grande mercado ainda não atendido, o que abre espaço para negócios consolidados como as franquias.
Ao se decidir por este modelo, é preciso levar em conta as carências e demandas do mercado local e avaliar qual o ponto mais adequado para receber a estrutura. As franquias de alimentação, serviços e brinquedos estão entre as mais indicadas para quem quer abrir uma operação em um centro de compras. Os estabelecimentos voltados para a gastronomia, por exemplo, embora já sejam maioria, não são um negócio esgotado e oferecem boas oportunidades.
Outro fator a ser levado em conta é o público que se pretende conquistar e qual empreendimento melhor se enquadra neste perfil. A localização da loja deve ainda atender às regras do shopping, a fim de se evitar que ocorra uma concorrência predatória entre franquias do mesmo segmento, permitindo equilíbrio de mix e sucesso nas vendas.
* Glauco Humai é presidente da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers
(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM