Após quase um ano e meio sem abrir lojas no País, o Walmart inaugurou um hipermercado em Recife (PE) e vai abrir mais três no Nordeste neste ano. A empresa é considerada a maior varejista do mundo e a terceira maior rede de supermercados do Brasil. Segundo o Ranking de Supermercados de SM, no ano passado, o Walmart faturou R$ 29,6 bilhões no País, terminando o ano com 544 lojas e 74.738 funcionários. Na Região Nordeste serão investidos R$ 300 milhões, incluindo recursos para as novas lojas, reforma das existentes e a integração de sistemas no País.

O plano de reestruturação na rede começou em 2014 e até o mês passado 164 lojas tiveram suas operações e sistemas integrados. Há dois anos, a rede fechou 25 unidades, demitiu funcionários e abriu outras 22 unidades. Desde então, concentrou-se em cortar gastos e buscar eficiência na logística, compra e unificação das operações das lojas.

“Com o cenário econômico mais adverso, mostramos ao consumidor que ele consegue manter o poder de compra e encontrar preço baixo todo dia nas lojas”, diz Adriana Muratore, vice-presidente comercial, de marketing e reabastecimento do Walmart, ao se referir à nova campanha do grupo, que será lançada amanhã (3/7) com o mote “Vem que Dá”.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM