Anualmente, 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no Brasil. Um dado preocupante o suficiente para motivar grandes redes varejistas como o Carrefour a conscientizar seus consumidores. Em campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made, a marca francesa quer utilizar a sensibilização e a educação para reduzir o desperdício. A campanha acontece no ponto de venda, redes sociais e no portal da rede na internet.

Batizada de “Movimento Desperdício Zero”, a ação se baseia em estudos feitos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que mostra o Brasil entre os dez países que mais jogam comida fora no mundo. “Por estar tão próximo do consumidor final, o varejo pode ajudar a erradicar a cultura do desperdício. Acreditamos nisso e, ao longo do ano, anunciaremos outras ações com a mesma bandeira”, diz Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour Brasil

A nova campanha está alinhada ao conceito global do Grupo Carrefour de fomento a cultura do consumo consciente. Outras redes como Wal Mart, Casino e Pão de Açúcar também estão com campanhas de conscientização. Em 19 de junho, a rede de hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, lançou o Food Truck Sustentável. Em parceria com a organização Banco de Alimentos, a empresa vai levar aulas de aproveitamento de alimentos para clientes e colaboradores.

(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM