O IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela Apas/Fipe (Associação Paulista de Supermercados), subiu 1,08% em maio sobre o mês anterior. Em 12 meses, a alta nos preços dos supermercados atingiu 6,63% e no acumulado de janeiro a maio o aumento foi de 4,22%.

De modo geral, a inflação em maio ainda reflete a pressão sobre os custos de produção, como a elevação da energia elétrica, por exemplo, que pressiona os custos, principalmente, dos produtos industrializados. A estiagem em algumas regiões do País também gera uma menor disponibilidade interna de alguns produtos, diante da redução de oferta.

A inflação geral em 12 meses (maio de 2014) foi de 6,18% e a variação mensal em maio de 2014 foi de 0,80%.  De acordo com o economista Rodrigo Mariano, as maiores pressões em maio estão atreladas aos seguintes itens: carnes bovinas (4,22%), leite (3,30%), legumes (6,15%) e tubérculos (11,99%).

Produtos in Natura

Esses itens apresentaram alta de 2,67%, com maior expressividade em legumes e tubérculos. Os itens que tiveram mais aumento entre os produtos in natura foram cebola (46,08%), quiabo (29,08%) e a cenoura (24%). Em todos os casos, o clima desfavorável reduziu a produtividade com impacto direto na disponibilidade do produto. No acumulado de janeiro a maio o aumento foi de 12,88%.

Semielaborados

Carnes, leite e cereais tiveram alta de 1,68% em maio impactados, principalmente, pela alta nos preços da carne bovina (4,22%) e do leite (3,30%).

No caso da carne bovina a cotação do boi, que subiu em abril, ainda reflete no preço ao consumidor final. Aliado a isto, a abertura do mercado externo diminui a disponibilidade interna de produto, impactando diretamente nos preços no mercado interno. No acumulado do ano a alta foi de 3,58% e em 12 meses de 12,06%.

Em relação ao leite o aumento nos preços está atrelado à entressafra. As temperaturas mais baixas afetam a produção do leite, principalmente, na região Sul do País. No acumulado do ano há alta de 2,95%, mas em 12 meses houve queda de -2,46%.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM