No quarto mês do ano, o segmento de supermercados e hipermercados registrou alta de 1,9% no volume de vendas em comparação a março do mesmo ano, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já na comparação com abril do ano passado, as vendas caíram 2,3%. De janeiro a abril, houve queda de 1,4% em volume, enquanto o acumulado de 12 meses apresenta retração de 0,6%.
O varejo geral, por sua vez, registrou em abril variação de -0,4% no volume de vendas em relação ao mês anterior, ajustada sazonalmente. Sete das dez atividades investigadas tiveram resultados negativos na relação mês/mês anterior. As taxas negativas foram: -0,1% em combustíveis e lubrificantes; -0,2% em livros, jornais, revistas e papelaria; -1,2% para material de construção; -3,1% para móveis e eletrodomésticos; -3,8% em tecidos, vestuário e calçados; -5,1% em outros artigos de uso pessoal e doméstico; e -12,2% em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.
As atividades com resultados positivos foram veículos e motos, partes e peças (4,4%); bebidas e fumo (1,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%), além de super e hipermercados.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM