O brasileiro gastou em 2014, em média, R$ 476,00 com produtos de lazer e entretenimento adquiridos pela internet, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Livros, ingressos e downloads de jogos e músicas são os mais comprados virtualmente.
Em relação aos livros, o valor médio de cada compra se aproxima de R$ 160,00 e a maioria das aquisições (83%) acontece em sites nacionais. Os principais fatores de motivação são a necessidade de ter o item (35%) e a oferta de preços atrativos (28%). Nove em cada 10 compradores (94%) virtuais de livros se dizem satisfeitos com relação à sua última transação, seja com a qualidade do produto, entrega ou atendimento prestado.
A compra de ingressos para shows, teatros e eventos esportivos aparece na segunda colocação como o produto de lazer e entretenimento mais adquirido pela internet: quase um terço (31%) dos consumidores virtuais admitem o consumo deste item em algum momento de 2014. Os entrevistados mais jovens, com idade entre 18 e 34 anos, despontam como os consumidores virtuais mais assíduos (36%). O valor médio despendido na última aquisição chega a R$ 979,00, tendo sito transacionado principalmente em sites nacionais (57%) e de compras coletivas (30%).
Games em alta
Em terceiro lugar no ranking, está o consumo de jogos, o download de músicas e a compra de aplicativos para celulares e tablets (21%). O hábito surge com mais força principalmente entre a parcela masculina de entrevistados (26%), jovens (24%) e pertencentes às classes A e B (27%). Nesse caso, trata-se do item com menor participação dos sites nacionais (45%). Dois em cada 10 (19%) dos consumidores afirmaram ter feito esse tipo de compras em sites estrangeiros e o ticket médio por aquisição chega a R$ 320,00.
Outra categoria que completa o ranking é o de os artigos esportivos, como roupas, uniformes e equipamentos para treinos. Pelo menos 18% dos consumidores virtuais fizeram ao menos uma compra desses produtos em 2014. O ticket médio é de R$ 323,00 e 7% dos compradores enfrentaram algum problema, como o não recebimento do produto, atraso na entrega ou defeitos encontrados na mercadoria.
Também com 18% de frequência, está a compra de CDs e DVDs, cujo ticket médio chega a R$ 268,00. Ao contrário do download de músicas, que é mais frequente entre os jovens, esse tipo de compra virtual aparece com mais força entre pessoas acima dos 50 anos (26%).
Para mapear os principais produtos e serviços do ramo de entretenimento e lazer mais comprados virtualmente, foram ouvidos 676 internautas das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%. Os dados foram pós-ponderados para ficarem representativos ao universo estudado.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM