A prévia do Iflux, índice da atividade comercial em shopping desenvolvido pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo, para o mês de maio mostra alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O fato curioso desta quinzena é que as duas semanas que antecederam o Dia das Mães tiveram resultado negativo quando comparadas com o ano anterior: a atividade comercial em shopping entre os dias 1 e 10 de maio de 2015 registraram queda de 1,7% em relação a 2014. Na semana seguinte, no entanto (11 a 15 de maio), o movimento teve alta de 12%, o que levou o resultado da primeira quinzena para um índice positivo de 2,7%.
Segunda data comemorativa mais importante do ano para o varejo, o Dia das Mães é sempre esperado com grande expectativa pelos comerciantes. O deslocamento das compras para a semana seguinte à data do evento se deve, em parte, ao fato do dia 10 ter caído em um domingo, levando o dia do pagamento de parte dos trabalhadores para a segunda-feira. Mas há também um componente de expectativa de economia por parte dos consumidores que, frente ao cenário pessimista que vislumbra diariamente, deve ter postergado a compra para fugir de uma eventual alta de preços e aproveitar alguma promoção pós-evento.
(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM