Depois de fechar negócio com as redes Saraiva e BR Pharma para administrar as operações e reverter o declínio das vendas das duas empresas, a consultoria de Enéas Pestana conta com mais um cliente de peso. Segundo o jornal Valor Econômico, a Máquina de Vendas, segunda maior varejista brasileira de eletroeletrônicos, passou a contar com o apoio da equipe de Pestana para impulsionar suas vendas e, principalmente, resultados.
A varejista, controladora das redes Insinuante, Ricardo Eletro, Salfer e Eletroshopping, convive ainda com sistemas de tecnologia diferentes e estruturas logísticas separadas, que podem gerar mais sinergias e reduzir os custos operacionais. A expectativa, segundo o jornal, é que também haja ganhos com a melhoria do fluxo de caixa e ganhos de eficiência.
Com faturamento de cerca de R$ 10 bilhões por ano, o grupo conseguiu se manter no azul e ampliar a margem operacional, mesmo com uma estrutura de negócios fragmentada, durante o ciclo de crescimento da economia brasileira. Em 2013, com vendas estimadas em R$ 7,5 bilhões, a Máquina de Vendas lucrou R$ 88 milhões. Mas a desaceleração das vendas em função do ambiente econômico mais complicado fez com que o grupo passasse a buscar aumento de eficiência em suas operações.
(Por NoVarejo – Escrito por Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM