A bandeira de “atacarejo” Atacadão, pertencente ao grupo Carrefour, fechou o ano de 2014 com um faturamento líquido de R$ 23,2 bilhões, o equivalente a 61,1% do faturamento total da empresa francesa no mercado brasileiro, de R$ 37,9 bilhões.
O Atacadão vem sendo o principal impulsionador do desempenho do Carrefour no país nos últimos anos, aproveitando as mudanças de comportamento dos consumidores, que têm buscado opções mais baratas no atacarejo ou mais conveniência em lojas de pequeno porte. Os hipermercados, que não oferecem nem uma coisa, nem outra, têm sofrido com isso.
Em 2014, o Atacadão apresentou um lucro líquido de R$ 750 milhões e um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 1,1 bilhão. Os números do ano passado incluem não apenas as lojas de atacarejo, mas também uma parcela (equivalente aos dois últimos meses de 2014) das vendas dos hipermercados e do banco Carrefour no Brasil.
A partir deste ano, os resultados da operação brasileira do grupo serão consolidados sob a bandeira Atacadão, como uma preparação para uma possível abertura de capital até o final de 2016.
(Por NoVarejo – Escrito por Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM