O indicador que mede a percepção dos empresários em relação ao nível de estoque do comércio na região metropolitana de São Paulo (RMSP) apresentou queda de 4,5% em abril, ao passar 103,9 pontos em março para 99,2. Na comparação anual, a retração foi ainda maior: 12%.

Os dados são do Índice de Estoques (IE), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero, que representa inadequação total, a 200 pontos, adequação total, sendo 100 pontos o limite entre elas.

De acordo com o levantamento, 35,5% dos empresários consideram seu estoque elevado demais. Essa é a maior taxa desde junho de 2011, quando a pesquisa começou a ser feita. O recorde anterior é de dezembro do ano passado (30,8%). Por outro lado, a proporção de empresários que percebem seus estoques abaixo do adequado registrou queda de 15,6% em março para 14,6% em abril.

Para a Federação, o final do ciclo de estoques, hipótese levantada no início do ano, está longe de acabar. A desaceleração da economia e das vendas no varejo parecem ter se acentuado, o que reduz a confiança dos empresários que certamente terão que reajustar os estoques para baixo. A instituição reforça que enquanto não houver sinais de controle da inflação, a tendência é que o consumidor seja mais conservador.

(Por NoVarejo – Escrito por  Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM