O mercado brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou um crescimento nominal de 11% em 2014, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Atualmente, o mercado nacional é o terceiro maior do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Com um faturamento na ordem de R$101,7 bilhões, as empresas brasileiras são responsáveis por mais de 1,8% do PIB nacional e representa 9,4% do consumo mundial.
Dentro desse mercado, o segmento de perfumaria, do qual o Brasil é líder global, movimenta mais de R$17,1 bilhões, enquanto o de desodorantes tem um faturamento de R$11,5 bilhões. Entre as principais categorias em que o Brasil figura como 2º maior consumidor mundial estão produtos masculinos, infantis e para cabelos. O segmento infantil, nos últimos cinco anos, obteve um crescimento médio de 14%, alcançando um faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2014. No Brasil, a categoria de produtos masculinos representa quase 11% do consumo total de HPPC e teve um faturamento de R$11,1 bilhões.
O mercado de produtos para cabelos, impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, registrou um faturamento de R$ 21,2 bilhões, um crescimento de 11% comparado a 2013.
(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM